quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um administrador muito zeloso!

A candidatura do PSD ás eleições autárquicas de Penalva do Castelo, com o lema "Penalva mais á frente", aderiu às chamadas novas tecnologias e, a exemplo de outras, criou uma página no Facebook, sem restrições de acesso e aberta ao público. Como tal, eu, como Penalvense interessado em saber o que nos propõe o PSD, visitei-a convicto que seria o local indicado para ver as propostas do candidato e conhecer os elementos que as integram. Queria, no fundo, avaliar a força das ideias da candidatura e a capacidade dos seus candidatos.
Por muito que procurasse, apenas encontrava as notícias da actividade municipal e a fotografia do cabeça de lista -até parecendo que ia concorrer sozinho- e nada sobre as ideias, as sugestões, as propostas e a identificação dos candidatos. Até hoje!
Na verdade não passa de uma 2ª via da página da Câmara na internet, sem o mínimo interesse para quem busca saber as propostas do PSD para governar o concelho. Não refiro o CDS porque, nesta peleja, não conta por causa da colagem constante e seguidista dos seus dirigentes.
Ora, desde há dias, iniciaram a "postagem" de uma série de pequenas notícias sobre o Património e a História do concelho. Como ideia, não é inovadora mas até podia ser útil. No entanto a forma como o estão a fazer é desinteressante, corriqueira, não profissional e enganosa nas conclusões ou nos factos.
Vejamos esta e analisemos o conteúdo:

..."A toponímia de Castendo deriva da palavra Castanetum, uma vez que esta terra tinha como traço característico o cultivo da castanha. As gentes povoadoras desta região procederam à adaptação do nome, na sua natural evolução toponímica, Castãedo, Castaedo, Castendo, que no ano de 1957 se passou a denominar de Penalva do Castelo."
Li e comentei que a notícia estava incompleta. De facto quem ler esta notícia, conclui que se mudou simplesmente o nome. Está omisso que Penalva do Castelo era o nome do concelho, que, por questões práticas, sobretudo para evitar a confusão entre a denominação do concelho e o da sede de concelho, se substituiu o nome de Castendo, a pedido da Câmara Municipal.
Ontem, saiu uma notícia da Casa da Ínsua, da qual faz parte este excerto:
..."As informações sobre o arquiteto que terá construído o solar, bem como o ano de construção do edifício são muito escassas, devido ao facto no ano de 1970, ter lavrado um incêndio no edifício que terá destruído muita da documentação relacionada com a construção da casa e da própria família, assim como um arquivo de valor extraordinário de documentação relacionada com o Brasil Setecentista"...
Li e comentei que a data do incêndio estava errada e aconselhei a que pesquizassem, para corrigir esta informação, evidentemente. Hoje, pela manhã encontrei esta mensagem no meu chat do Facebook:
"Boa noite, no últimos tempos tem sido um crítico sobre os texto sobre o concelho de penalva, no entanto queria-lhe recomendar que lhe alguma bibliografia sobre o mesmo antes de criticar, como por exemplo a brochura que mandou elaborar nos finais da década de 90, sobre a nata de penedo com. e a visita ao sítio da Casa da Ínsua. Antes de criticar informe-se, cumprimentos". (sic)
Enviava-a, o administrador André Lopes.  Ora, o que é que ele diz?
que critico as notícias que a página da candidatura do PSD tem no Facebook; recomenda-me a leitura de bibliografias para não o criticar erradamente, dando como exemplo uma brochura dos anos 90 publicada pela Câmara no meu tempo de Presidente, e ainda a página da Casa da Ínsua na internet. Aconselhava-me, mesmo, a informar-me sobre estes assuntos.
Respondi-lhe assim às 6.29 da manhã:
"Bom dia. 1º- Essa brochura está errada e foi mandada fazer pela Visabeira; 2ª Os textos são confusos e ao serem comprimidos desvirtuam a verdade; 3º é preciso saber ler para saber escrever. Não duvido da tua vontade de fazer as coisas bem feitas, mas não se deve mandar para o público informação errada ou confusa, o que é o caso vertente. Abraço".
Creio que este administrador da página é licenciado em História, portanto, deve perceber o que lhe vou aqui dizer.
Como licenciado em História, deve saber que sempre que se copiam ou referenciam textos de outros autores ou documentos nos quais assenta a nossa notícia, devem ser indicadas as referências bibliográficas. Também não entendo, que tendo publicações mais completas as não consultou, como por exemplo, a Monografia de Penalva do Castelo, publicada pela Câmara Municipal, do Dr. Fernando Barbosa. O que não fez! Portanto assume  a responsabilidade pelo que escreve.
Quanto á data do incêndio na Casa da Ínsua, reafirmo o que lhe escrevi na minha resposta: ESTÁ ERRADA. O incêndio foi na década de 50 e não em 1970. Para que eu pudesse ver que ele tinha razão enviou-me a referência do sítio da Casa da Ínsua:
André Lopes baseou-se numa brochura publicitária do hotel que tem a data errada. E foi o que eu lhe disse. Será que acha que lhe diria tal coisa sem pensar e sem saber do que estava a falar? Será que ele sabe mais do Património e da História do concelho do que eu?...se calhar...
Pelos vistos, ninguém pode, sequer, corrigir o que está incompleto ou errado! Muito bem, uns são mais sábios que os outros, mas um bocadinho de humildade fica sempre bem, sobretudo, neste tempo de eleições.
Mas, no fundo, o que me leva a escrever este "post" foi o facto dos meus comentários terem sido APAGADOS da página do Facebook da candidatura do PSD "Penalva mais á frente". O sr. administrador não gostou que lhe dissesse que havia erros e que havia informações incompletas. Não que isso me dê muita pena ou me incomode. Mas revela o espírito mesquinho e assustadiço de quem não admite que lhe apontem erros e o corrijam.
Aliás, até foi bom que tivesse acontecido. Fiquei a saber com o que se conta e o que se pode esperar daquelas bandas. Perdi a curiosidade pelas ideias e propostas do PSD.
Como castigo, ficarei sem saber como pensam colocar "Penalva mais á frente"!

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Gabriel, já agora deixe-me lembrar-lhe que houve 2 incêndios na Casa da Ínsua, um nos anos 50, outro nos anos 70. não necessitando de pesquisar em lado algum, pois era miúda e presenciei o incêndio nos anos 70,tinha 3 anos ou 4 anos e toda aquela agitação ficou-me na memória. que sei que foi um incêndio de menor dimensão do que o dos anos 50.

Abraço

Gabriel Costa disse...

Cara anónima, obrigado pela ajuda. Esta coisa da idade tem isto: lembramo-nos com mais facilidade dos acontecimentos antigos, daqueles que nos marcaram na nossa infância. Ao falar-se de um incêndio na Casa da Ínsua, saltou-me esse, de 1954 ou 56, que agora me lembro foi no chamado Pombal. O alvoroço na vila foi enorme e o clarão avistava-se sobre a aldeia da Ínsua. Errei, certamente, e o meu pedido de desculpas aqui fica ao visado, André Lopes. Não retiro o meu post do blog porque ao colocá-lo, pretendi criticar a retirada dos meus comentários na página do Facebook do PSD. Grato pela lembrança, abraço.

Anónimo disse...

Por certo. Entendi perfeitamente o objectivo do seu post. Até porque a mim própria me rejeitaram um comentário, e de facto aquela página é uma mera versão extensa da página da Câmara , mas com a agravante de ser usada para campanha do candidato do PSD.... Vergonhoso.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Fico triste em ver que existe um blog, onde "A ambição que todos os Penalvenses sentem em ter um futuro melhor, obriga-nos a olhar para o presente de uma forma crítica e selectiva. Apontar desvios, anomalias e e informar os responsáveis da necessidade da sua correcção, é um acto de civismo e de cidadania.
Este blog pretende ser um camarote onde o aplauso e a vaia terão sempre uma cadeira na fila da frente. Será também um lugar de expressão livre e respeitosa" "todos" mas isto é completamente partidarizado e falamos anteriormente em todos.??????
Ninguém põe em causa o que foi feito pelo Sr. Gabriel enquanto Presidente de Camâra, mas tambem, nao saiu da mesma sem telhados de vidro.
Agora vejo um ódio cego (este sim impeditivo de desenvolvimento), desenfreado pelas pessoas do PSD,a algumas das quais, e que ocupando cargos nas listas destas eleições, o Sr Gabriel lhes deve, muito muito muito muito muito....
E então as ideias do PS, pelos vistos são fabulosas e vão colocar o Concelho no lugar.... que ideias,que ideias..... Agora percebo que o candidato do PS lhe possa pedir alguns conselhos, e que de alguma forma o SR Gabriel ainda lhe faça alguns textos, etc...Como eu houve muitos usados literalmente usados no MPT.
Agora chegamos ao incêndio na casa da Insua perdoem-me a minha ignorância e até desprezo, mas quero lá saber do Incêndio e em que data foi.... quero e isso sim que Penalva siga o rumo que tem vindo a seguir tirar de cena alguns velhos do restelo, e dar oportunidade aos Jovens de se diferenciarem, isso sim é Futuro.

Gabriel Costa disse...

Caro anónimo das 14:58
Porque é que acha que tem o direito de me criticar e de pensar que não tenho o direito de optar ou de rejeitar o que não me serve? Sabe, por acaso, o que é democracia? Não deve saber! Sabe bem viver em democracia desde que não olhem para nós, não é?
Já me ouviu falar ou leu algum manifesto da minha parte em que eu defendesse ou apoiasse o PS ou quem quer que seja? Só você nessa sua cabeça delirante.
Deixe que lhe diga que os meus amigos podem ter as opções que quiserem, que eu, respeito-os. Porque são AMIGOS! Não me dizem respeito as opções que tomam, mas já me incomoda que alguém, que se esconde no anonimato, coloque em causa as minhas amizades e emita opiniões tendenciosas sobre elas.
Como cidadão e penalvense, opino o que quiser desde que respeite as opções dos outros, coisa que pelos vistos o Sr. desconhece.
Não sei se algum dia deu a cara para defender um ideal para a sua terra. Experimente, que talvez aprenda com as críticas que lhe farão, tenho o Sr. razão ou não.
Para terminar, deixe que lhe diga que já dei mais da minha vida a essa terra do que o Sr. ou a sua família algum dia dará. E dou-lhe um conselho: use o seu bom senso, se o tem, e não se deixe levar por impulsos eleitorais de circunstância. Cumprimentos

Anónimo disse...

Só conversa fiada, ponto.
Quanto há ultima frase não faço grandes comentários, é uma pura demonstração de Democracia,Humildade, Bom Senso, Capacidade de Absorção de Criticas e Sentido de Dever Cumprido.........Dando sempre como se deve fazer o beneficio da duvida.